Estratégias para criar um canal internacional (canal em inglês)
Si você quer atingir uma audiência fora do Brasil, fora do pais que você ja atinge hoje, existe uma forma certa de fazer isso? Eu posso conseguir isso com o mesmo canal ou é melhor criar um canal separado para isso?
Hoje eu vou te apresentar as vantagens e desvantagens de fazer tudo em um só canal ou em separar esses canais. Eu vou dizer qual estratégia eu sugiro para os membros da Academy e você vai poder escolher a que se encaixa melhor para você.
Aqui eu estou assumindo que você vai falar do mesmo assunto no canal em português e no canal em inglês, ou no outro idioma. Afinal de contas, dessa forma você vai reaproveitar muito material: temas, roteiros, capas, b-rolls…..
1. Canal separado:
O canal foi a estratégia usada por Mr Beast por muito tempo.
Você vai ter dois canais separados e todas as informações vão ser específicas e no idioma do canal: banner, playlists, aba sobre, e-mail de contato…
Como cada canal vai atingir um público diferente, você pode focar em temas que funcionam melhor em cada uma das regiões. Digamos que o tema A funciona melhor aqui no Brasil, tem a ver com a nossa cultura. Esse ema pode não funcionar tão be lá fora, mas você pode encontrar temas que funcionem lá e os canais podem ficar independentes quanto aos vídeos.
Claro que você pode postar os mesmos vídeos, exatamente como Mr beast faz ou os canais infantis que posta os mesmos vídeos só que com dublagem no idioma do canal.
As capas dos vídeos também vão ser específicas e você vai poder usar texto na capa, se quiser, e esse texto vai estar no idioma do canal.
A principal desvantagem de ter dois canais é que você precisa “começar de novo” no segundo canal. Crescer 2 canais, atingir os requisitos da monetização em 2 canais e produzir para dois canais.
2. O mesmo canal (Canal multi-lingua):
Essa é a estratégia usada por Mr Beast atualmente, mas no caso do Mr beast, ele já tem disponível no canal dele, múltiplas faixas de áudio. Então ele pode dublar o conteúdo dele no canal principal.
Então, a primeira coisa para prestar atenção aqui é: você precisa dublar o seu conteúdo? Se precisar, isso ainda não está disponível para todos os canais.
Mas, o youtube já falou no canal Creator Insider que esse recurso está chegando. Então pode ser apenas uma questão de tempo.
Dito isso, será que vale à pena legendar o conteúdo e esperar essa possibilidade de colocar a dublagem nos seus vídeos por enquanto ou você prefere começar um canal do zero em outro idioma?
No caso de um canal único, multi idioma, você pode colocar título e descrição em quantos idiomas quiser, inclusive tem vídeo aqui no canal ensinando.
A principal desvantagem de ter um canal único é que as capas dos vídeos não podem ser alteradas por idioma. Por isso, as suas capas precisam funcionar em qualquer país/cultura.
Mas e agora Diego, o que você acha melhor? Dois canais separados ou um canal multi idioma?
Antes do youtube anunciar a possibilidade da dublagem, eu considerava melhor ter dois canais. Você pode realmente focar o conteúdo e, caso necessário, corrigir um pouco, focar mais em temas específicos… Fica bem mais dedicado à aquele público.
Mas, coma possibilidade da dublagem chegando, eu faria como Mr Beast que está produzindo em um só canal. Mesmo que você ainda não tenha a possibilidade da dublagem, ela vai chegar em breve. Vários canais já tem essa opção.
Então eu fico com a estratégia de ir legendando os seus vídeos para os idiomas que você quer e, assim que chegar a dublagem, você atualiza o seu conteúdo.
Agora é com você, me diz aqui nos comentários o que você pretende fazer e eu te desejo todo sucesso do mundo!