Como Ter Canal Internacional no Youtube em 2023
O que é necessário para ter um canal internacional no Youtube e que ele seja assistido em outro país em 2023? Tem diferença entre um canal com vídeos longos ou um canal de Shorts?
Então vamos bater um papo porque nesse vídeo aqui eu vou te falar o que você precisa ficar de olho no seu canal para que ele funcione em outro país, afinal de contas eu entendo bem de ter um canal que o público dele mora em outro país.
Nem todo mundo sabe disso, mas esse canal aqui é um canal internacional. Isso mesmo!
Olha aqui, o canal está localizado no Canadá, mas o público está no Brasil. Isso é exatamente a mesma situação de quem tem um canal localizado no brasil, mas faz conteúdo para o público da europa, por exemplo.
Então eu ja vou começar com o primeiro ponto…
1. País do Canal
Muita gente acha que o país do canal precisa ser o país onde você quer que o youtube entregue o seu conteúdo, o que não faz o menor sentido.
O próprio Youtube já explica para que serve aquele campo, não precisa ninguém adivinhar!
“Escolha o país/região do seu canal do YouTube usando a seta para baixo. A qualificação para o Programa de Parcerias do YouTube será baseada na configuração de país que você escolher aqui.”
O país de residência serve para o Youtube aplicar as regras locais no seu seu canal, como o exemplo do programa de parcerias e sorteios, por exemplo.
Isso não vai “dizer” ao algoritmo que você quer que o seu conteúdo seja visto naquele país. Eu até apostaria que esse campo nem é usado pelo algoritmo do Youtube, mas essa é a minha opinião de programador.
Siga as regras para evitar ter problemas com o seu canal, configure o país que você mora corretamente. Os próximos pontos que eu vou falar vão te ajudar mais com essas vizualizações no exterior.
2. Idioma do conteúdo
Parece muito óbvio falar sobre traduzir o título, descrição e colocar legenda no seu conteúdo. Mas pense um pouco como audiência do Youtube e não como criador de conteúdo.
Se você quer que um americano assista o seu vídeo, o que seria importante para ele? Faça o exercício ao contrário e você vai achar a resposta.
Imagine que nesse vídeo aqui eu estivesse falando em francês e com uma legenda em português. Será que você estaria assistindo agora ou você iria procurar um outro canal em português para ver?
O meu canal faz sucesso no Brasil porque não existe barreira da língua.
Quando o conteúdo é muito bom ou ele é bem dublado, aí sim existe uma vontade das pessoas assistirem (mesmo não sendo o idioma nativo delas).
Infelizmente, muita gente que chega aqui procurando como ter um canal internacional, acaba pensando em colocar uma legenda e pronto. Mas eles mesmos percebem que não é só isso.
Claro que traduzir os metadados dos vídeos ajuda muito, ter um título no idioma, poder ler a descrição do seu vídeo e ter uma legenda para me ajudar a entender são o mínimo. Só que o próximo ponto vai aumentar bem mais as chances de conseguir bons resultados.
3. Escolha dos temas certos
Quando eu faço um vídeo pensando no público brasileiro, eu vou escolher temas que interessem à esse público. Mas se isso não for um tema que acabe interessando lá nos estados unidos, a chance de meu vídeo ter visualizações internacionais é bem pequena.
Imagine o seu canal fala sobre big brother! Lá também tem big brother, só que os participantes são outros. Quem está lá, vai buscar por canais que falem do que acontece lá.
Mas digamos que o seu canal seja mais geral, você fala sobre escrita de livros. Você precisa usar os termos que eles usam lá quando falam do assunto. Se existirem técnicas diferentes de escrita entre o Brasil e estados unidos, você precisa escolher o que é importante para lá!
Eu não posso simplesmente legendar os meus vídeos aqui em francês e inglês e esperar que o pessoal daqui do Canadá me assista. Eles tem muitos canais que falam da mesma coisa que eu na língua nativa deles.
Eu precisaria ser muito específico ou trazer uma novidade para chamar a atenção deles.
E é aqui que a gente chega no nosso último ponto…
4. Diferença de Short para vídeos longos
Para os Shorts, essa barreira linguística não é tão importante! O Youtube entrega muito mais os Shorts sem essa “preocupação” com o idioma. Isso porque em muitos Shorts nem diálogo tem muita dança, canto, desenho, pegadinhas, trolagens, vídeos satisfatórios.
Então, alguns canais conseguem bem serem internacionais e com pouco trabalho.
Eu lembro bem do canal 5 minutes CRAFT, que não existe voz. O conteúdo pode ser assistido por qualquer pessoa e ela vai entender.
Ou seja, é possível fazer isso com um canal de vídeos longos, só que é mais fácil fazer com Shorts.
Já outros canais de vídeos longos preferiram pagar dubladores para localizarem o conteúdo para outros países, como Mr Beast e carisma no comando.
É uma questão de estratégia de cada canal. Você pode ver o que funciona melhor para você e que tipo de retorno você quer ter com esse canal internacional.
Eu tenho uma playlist falando sobre canais internacionais aqui, mas fique de olho que eu estou preparando um vídeo sobre as novas ferramentas de dublagem que o Youtube está trazendo!