Por Que o Youtube Não Entrega os Vídeos Para Todos os Inscritos do Canal?
Esse é um comentário muito recorrente aqui e ele aparece de várias forma, tem assim também:
Ou ainda:
Essa preocupação com o algoritmo e a entrega dos vídeos é realmente uma pauta sempre atual aqui no Youtube.
Apesar de eu já ter respondido isso aqui inúmeras vezes, nem todos entenderam a minha resposta. Então vamos conversar mais sobre isso e eu vou responder de forma diferente, para tentar deixar mais claro!
Eu vou dividir a minha resposta em 4 tópicos, para conseguir abordar todos os questionamentos de forma simples!
1 – O algoritmo não foi construído pensando nos criadores
Muita gente fala do famoso algoritmo do Youtube como se fosse uma ferramenta criada para os criadores. Muitas pessoas ainda usam o conceito de “algoritmo do meu canal”.
Mas na verdade esse sistema de distribuição de vídeos do Youtube foi criado para os usuários, os espectadores. O objetivo desse sistema ou desse algoritmo, é oferecer a cada pessoa que entra no Youtube uma lista de vídeos que ela tenha interesse em assistir.
É muito legal quando os vídeos do seu canal são selecionados para serem mostrados aos espectadores, mas nem sempre isso vai acontecer. Quando você olha o seu canal, você consegue ver a sua taxa de cliques e a sua retenção.
Mas você não consegue saber como estão as métricas dos outros canais, que também têm vídeos que estão ali na disputa pelo espaço na home page dos espectadores.
Então ao invés de ficar preocupado(a) com o algoritmo do Youtube, como ativar esse algoritmo ou se o algoritmo está funcionando no seu canal…. Pense na audiência, no espectador. Como você pode colocar um título interessante para o seu público, como a sua capa pode chamar mais atenção…
O algoritmo é na verdade um robô, uma fórmula matemática e ele vai seguir o que a audiência mais quer clicar. Não adianta reclamar que um vídeo de pegadinha está na aba em alta e o seu vídeo, que é muito complexo e profundo não está.
O vídeo de pegadinha só está no em alta por que a audiência clicou muitas vezes nele.
2 – Cada vídeo tem um resultado
Outro ponto que a gente precisa conversar aqui é sobre cada vídeo do seu canal. Não é porque um vídeo seu conseguiu 10 mil visualizações que todos os próximos vídeo vão conseguir essa marca.
O tema do vídeo, o título e a capa fazem muita diferença. Se um vídeo parece mais interessante que outros, as pessoas clicam mais.
Pode ver que na hora que acontece alguma traição, briga, crime, os canais que abordam esses assuntos bombam muito, pelo menos por um curto período. O que eu quero deixar claro aqui é que as pessoas se interessam mais ou menos por determinados assuntos.
Se você está aprendendo a tocar violão, vídeos de aula de violão vão te interessar muito, se você não está interessado em violão, do que adianta o Youtube te mostrar esse tipo de vídeo?
Muitas vezes os criadores acham que estão fazendo vídeos sobre o mesmo tema, mas a audiência não percebe assim, para eles um vídeo foi legal e 5 outros tem cara de um assunto chato.
Se um vídeo seu conseguiu mais resultado e ou outros não, estude aquele vídeo e tente aprender o que fez com que as pessoas escolhessem clicar mais nele. É a sua melhor chance de conseguir fazer denovo e denovo esse resultado.
3 – Não é igual para todos os canais
Algumas pessoas comentam que “canais grandes” são recomendados pelo Youtube e “canais pequenos” não. Como se fosse a mesma situação para todo mundo, mas não é bem assim não.
Existem muitos canais grandes (com muitos inscritos) mas que não fazem mais tantas visualizações e, por outro lado, canais pequenos que estão voando, conseguindo muito alcance.
Então sim, o Youtube entrega sim vídeos de canais pequenos, basta só a audiência querer assistir. E não existe garantia nenhuma que um canal grande vai ter muito alcance.
Quando você encontrar um canal pequeno e que está em pleno crescimento, dê uma olhada nos vídeos e temas que esse canal abordou. Isso pode te dar uma idéia do que está fazendo esse canal crescer tanto.
4 – O Youtube não ganha nada em te sabotar
Mesmo que os criadores achem que existe alguma forma de favoritismo ou de punição para os canais, mas para o Youtube quanto mais canais derem certo, melhor.
Ele ganha dinheiro com os espectadores assistindo mais vídeos, então quanto mais conteúdo legal aqui, mais dinheiro o Youtube vai fazer.
Só que, na mesma linha de raciocínio, se a audiência não está interessada no seu conteúdo, não tem porque o Youtube continuar insistindo em mostrar.
Algumas pessoas também acham que, depois de monetizar o canal, o youtube passa a entregar mais o conteúdo. Mas isso também não é verdade.
O Youtube passa propagandas em todos os canais, monetizados ou Não. Só que quando o seu canal não é monetizado, o Youtube fica com 100% da receita. Não precisa dividir nada.
Além disso o Youtube deixou claro que o sistema de descoberta e distribuição de vídeos, o que a gente chama de algoritmo, ele não sabe se vai ou não ter propaganda para passar. É um outro sistema que se encarrega de verificar se essa visualização vai ser monetizada ou não.
Então pare de reclamar do Youtube, já que isso não vai adiantar muito, e comece a criar e testar conteúdos até a hora que você vai descobrir o que funciona mais.
Vou aproveitar e te falar aqui que o meu curso de Thumbnail com o Canva está no ar. Clique aqui e conheça mais sobre a Fábrica de Thumbs.