Como o Youtube entrega o seu vídeo? | Como funciona o algoritmo do Youtube
Você sabe como o Youtube entrega os vídeos do seu canal? Você, por acaso, já teve vídeos que estavam com CTR (a taxa de cliques) e a retenção muito altos, mas o seu vídeo não teve muita visualização?
Esse vídeo aqui vai te esclarecer como essa entrega acontece e o que acaba influenciando as nossas métricas…
Toda vez que você publica um vídeo no Youtube, o famoso algoritmo ou o sistema de recomendação vai acabar mostrando o seu vídeo para as pessoas.
Lembrando que ele não está tentando encontrar pessoas para assistirem o seu vídeo, ele está tentando encontrar vídeos que as pessoas tenham mais chance de assistir. Isso é importante de deixar claro.
O Youtube vai identificando grupos para testar o seu vídeo novo. Baseado no histórico de navegação das pessoas, o Youtube sabe quem já assistiu vídeos do seu canal ou vídeos com o mesmo tema.
E são essas pessoas que ele testa o vídeo primeiro. Eu vou chamar de uma audiência mais próxima, ou mais engajada.
Essas pessoas têm, realmente, mais chance de ver uma capa nova do seu canal e clicarem. Além disso, como elas são mais próximas, elas acabam assistindo por mais tempo, comentando.
Por isso, quando o Youtube testa o seu vídeo com esse grupo, a sua taxa de cliques e retenção costuma ser bem alta. É normal.
Se o seu vídeo conseguir um resultado satisfatório com esse público mais próximo, o Youtube testa com um público um pouco mais afastado. Podem até ser inscritos do seu canal, mas essas pessoas aqui assistem os seus vídeos de vez em quando. Nem tudo que você publica interessa à elas.
Nesse caso, as métricas do seu vídeo vão sofrer muito. Eles não clicam sempre que você publica um vídeo e nem assistem até o final. O seu canal é mais um na lista de muitos canais que eles se inscreveram. Só que, quando você fala de um tema legal e o seu vídeo parece ser interessante (olhando a capa e título) eles clicam.
Depois desse grupo, o Youtube pode testar o seu vídeo com pessoas que não conhecem o seu canal, que nunca assistiram o seu conteúdo. Essas pessoas, por não te conhecerem, só vão clicar no seu vídeo se o tema, a capa e o título chamarem muita atenção. Um video que salta ao olhos na home page.
Por isso, ao chegar nesse grupo de pessoas, o seu CTR e a sua retenção vão despencar muito.
Por isso que um vídeo que tem poucas visualizações e as métricas estão lá em cima é normal. Significa que o seu público mais próximo clicou no vídeo e assistiu, mas na hora de testar com outras pessoas, elas não se interessaram tando.
O contrário também é verdade, aquele vídeo que mais viralizou no seu canal tem as métricas horríveis. Na verdade ele ficou tão interessante que pessoas que não te conheciam clicaram para assistir. Mas o Youtube saiu mostrando ele para muito mais pessoas.
Quando mais próximas as pessoas estão do seu canal e do seu conteúdo, mais elas vão te dar engajamento. Quanto mais afastadas, menos importância elas vão dar ao seu vídeo. Você é quem precisa trazer um conteúdo que interesse à elas.
Você quer que o seu vídeo fure a bolha e chegue para mais pessoas, procure um tema que seja mais interessante e capriche na capa.
Se o tema do seu vídeo interessa somente aquela bolha de pessoas que já te segue, não dá para esperar um milagre desse vídeo. Então mescle o seu conteúdo para, de vez em quando colocar no seu canal um conteúdo que se conecte mais com a sua audiência e, outras vezes, faze um conteúdo que consiga interessar mais pessoas dentro do seu nicho.
Me diz aí se a explicação fez sentido para você, senão eu te desejo muito sucesso e até a próxima!