Como funciona o algoritmo do Youtube em 2022
Eu vejo muitos criadores de conteúdo falando que o algoritmo do Youtube gosta de vídeos de uma determinada maneira, que o sistema do Youtube dá preferência a determinada frequência… É como se o sistema ou algoritmo do Youtube determinasse o sucesso ou o fracasso do seu canal.
Se você pensa muito no algoritmo do Youtube quando está produzindo os seus vídeos, deixa eu te explicar melhor o que o próprio Youtube fala sobre esse assunto!
Eu vou começar te mostrando o que está escrito lá no site Youtube Criadores, criado para te ajudar a entender melhor como tudo funciona. inclusive eu aconselho todo mundo a estudar por lá, tem muita informação, está em português e é de graça.
“…nosso algoritmo não dá atenção para os vídeos, e sim para os espectadores. Por isso, em vez de tentar produzir conteúdo que agrade o algoritmo, foque em fazer vídeos que agradem seu público.”
É claro que o sistema de recomendação do Youtube utiliza as métricas dos seus vídeos para recomendar mais ou menos ele aqui na plataforma. Mas todas as métricas tem a ver com o seu público interagindo com o seu vídeo:
- Por quanto tempo as pessoas assistiram ao seu vídeo
- Quantas vezes o seu vídeo foi clicado pelas pessoas
- Quantos comentários e likes as pessoas deixaram
- Qual porcentagem do seu vídeo as pessoas assistiram
Consegue perceber que é sempre sobre a audiência e pouco sobre o conteúdo do seu vídeo?
Quando você for pensar em qual a duração ideal para o seu vídeo, qual a frequência de postagem ideal para o seu canal ou se você deve fazer Shorts ou não… Pense sempre na sua audiência e você vai ter muito mais chance de acertar.
- A sua audiência costuma assistir mais quando o seu vídeo é mais longo, ou a sua audiência prefere um conteúdo mais rápido?
- Se você postar mais, o seu público tem essa disponibilidade e essa vontade de assistir mais vídeos do seu canal?
A única exceção que eu vou fazer aqui é quando você está querendo aparecer no resultado das pesquisas do Youtube. Aí, eu te aconselho fortemente à fazer SEO nos vídeos.
Nesse caso o usuário vai digitar uma frase de pesquisa e sistema de recomendação precisa utilizar os metadados dos vídeos para saber quais vídeos respondem melhor aquela pesquisa.
Coloque a sua audiência em primeiro lugar no seu planejamento de conteúdo e aproveite para aprender mais lá no site Youtube Criadores.